Projeto ZK: Informática educativa

Micromundo hipertextual: Números primos

 


OS PITAGÓRICOS


Durante o século VI a.C., houve um favorecimento à expansão de cultos religiosos populares ou estrangeiros no mundo grego. Na realidade, uma estratégia política adotada por tiranos, para garantir-lhes o papel de líderes populares e para enfraquecer a antiga aristocracia.

Dentre essas religiões, destacou-se o orfismo de Orfeu. Em síntese, uma religião de caráter essencialmente esotérico, que acreditava na imortalidade da alma, a qual, por sua natureza, aspiraria retornar à origem, isto é, às estrelas. E, para isso, era necessário um processo de purificação, o qual se daria a partir da transmigração da alma através de vários corpos. 

Entretanto, havia um problema: para livrar-se do ciclo de reencarnações, o homem necessitaria da ajuda de um certo deus libertador (Dionísio), o qual completaria essa libertação se obedecidas algumas regras práticas como, por exemplo, a abstinência de certos alimentos, a disciplina do corpo, etc.

Ao que parece, foi Pitágora de Samos que, ao se rebelar contra essa desagradável interferência pessoal de um deus, acabou por realizar uma modificação fundamental na doutrina órfica. Especificamente, Pitágoras colocou a Matemática no lugar do deus Dionísio transformando, assim, o sentido da “via de salvação”. Em síntese, a novidade introduzida por Pitágoras na religiosidade órfica foi a transformação do processo de libertação da alma em um esforço intelectual, ou seja, em um esforço puramente humano.

Dentre as consequências dessa mudança de paradigma temos, de um lado, o fato de que muitos conceitos e resultados obtidos por Pitágoras e seus seguidores, acabaram por prestar bons serviços à matemática. Por exemplo, os conceitos de números pares e ímpares, números primos, etc. E isso para não falar na relação entre os catetos e a hipotenusa de um triangulo retângulo conhecida Teorema de Pitágoras. E, por outro lado, a numerologia cujo efeito foi apenas o de reforçar o lado místico do ser humano.  



 

Creative Commons License
O Texto: Os pitágóricos by José Eduardo Ferreira da Silva is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at
www.projetozk.ufjf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at
http://www.projetozk.ufjf.br.