Projeto ZK - Informática & Educação

Micromundo hipertextual: Viagem à Lua - abordagem Apollo

Procurar por:

  

Viagem a Lua

Abordagem Apollo

Editado por:

José Eduardo Ferreira da Silva

BRASIL - 2010

SUMÁRIO

 

 

 

 

 

 

Apresentação

Os antigos a chamavam de Selene, Ártemis, Cíntia, Luna.

Deusa da noite.

Mas o fato é que "(...) a lua não é lisa nem esférica como desejam muitos filósofos. A Lua na verdade é feia, esburacada, coberta de montanhas e sulcada por vales profundos ...".

O Autor dessas palavras foi Galileu Galilei; elas aparecem em seu livro Siderius Nuntius (O mensageiro das Estrelas) publicado na Itália, em 1610.

 

 

Mas, embora Galileu, com sua robusta luneta, tenha sido o primeiro a ver de perto a Lua, chegar até lá ainda continuou uma tarefa somente possível aos seres divinos ou super-homens.

Foram necessários mais três séculos e meio para que a Lua deixasse de ser inatingível. Durante esse período, ela continuou sendo a remota terra dos poetas, dos solitários astrônomos e dos amantes.

Entretanto, no início do século XX, o homem, ao inventar asas mecânicas, finalmente desafiou a força da gravidade e, de certo modo, concretizou a possibilidade de se chegar à lua.

Daí em diante, a lua tornou-se o sonho ganancioso dos homens. Um sonho, que acabou transformando-se no maior esforço científico da história humana.

 

 

Para ir à Lua, explorar sua superfície e trazer para a Terra amostras do solo lunar, foram desenvolvidos dois projetos: o projeto Lunik da antiga União Soviética que, para explorar a Lua, utilizou robôs automatizados; e o projeto Apollo dos norte-americanos que, embora mais caro e perigoso, levou o homem até a superfície lunar. 

Este trabalho tem por objetivo apresentar, resumidamente, as principais etapas do que pode ser caracterizado como um típico vôo da Terra à Lua, realizado pelas espaçonaves do  programa Apollo, no período de 1969 até 1972.

Panorama de uma missão Apollo

Em média, eram três dias para chegar até à Lua e mais três dias para regressar ao planeta Terra. Entretanto, como o período de permanência dos astronautas na Lua foi sendo aumentado gradativamente, o tempo total das missões Apollo acabaram por ser diferentes. Por exemplo: enquanto na missão Apollo 11 os astronautas permaneceram na Lua por aproximadamente 22 horas; na missão Apollo 15, os astronautas permaneceram cerca de 67 horas em solo lunar.

Abaixo, as posições relativas da Lua, do início ao fim de uma missão Apollo, com aproximadamente 9 dias de duração.

CHECKOUT em órbita da Terra. INJEÇÃO TRANSLUNAR REVIRAVOLTA e engate do módulo lunar. CORREÇÃO DA TRAJETÓRIA. RETRODESCARGA PREPARATIVOS PARA O POUSO LUNAR. POUSO LUNAR. PASSEIO LUNAR. DECOLAGEM DO MÓDULO LUNAR. CORREÇÃO DA TRAJETÓRIA. INJEÇÃO TRANSTERRENA ABANDONO DO MÓDULO LUNAR. POUSO NA TERRA. LANÇAMENTO.

 


Creative Commons License
Projeto ZK - Informática & Educação by José Eduardo Ferreira da Silva is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at
www.projetozk.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at
http://www.projetozk.com.