Projeto ZK - Informática & Educação

Série: Jogos


Editado por:

José Eduardo Ferreira da Silva

BRASIL - 2017

 

 

 

 

 

 

O jogo 'TRINCA ESPINHAS'

DESCRIÇÃO: neste jogo – adaptado a partir do software trinca-espinhas (Portugal s/d) - o jogador estabelece uma relação de troca de números com o computador, a qual é feita a partir de uma sequência de números naturais em que o primeiro termo será sempre o número 1(um) e o último termo poderá variar entre 7 (sete) e 61 (sessenta e um), conforme a variação do jogo escolhida pelo jogador.

FUNCIONAMENTO: Uma vez escolhido, pelo estudante, o total de números a serem apresentados na tela do computador (vide figura), a regra para o trabalho é a seguinte: pode-se retirar qualquer número, desde que exista no conjunto em questão pelo menos um divisor do número escolhido.

Assim, uma vez feita a escolha para a retirada de um determinado número, o computador está autorizado a executar os seguintes procedimentos:

1 – retirar o número escolhido e registrá-lo como pontos para o jogador;

2 – retirar o(s) divisor(es) do número escolhido, adicioná-los e registrar essa soma como pontos para o computador. E isso, até que, por ausência de divisores, não seja mais possível ao jogador retirar mais números na tela.

Ocorrendo isso, o programa, então,  adiciona os números restantes como pontos para o computador e, em seguida, encerra a partida.

Finalmente, o desafio do jogo trinca-espinhas para o jogador é o de procurar garantir condições para que, no encerramento do jogo, o número de pontos desse mesmo jogador  fique maior do que o número de pontos do computador.

Para jogar, pressione o bonequinho à esquerda.

VARIAÇÃO I: nessa variação, enquanto o limite inferior para o total de números é 8 (oito), o limite superior é de 21 (vinte e um) números.

VARIAÇÃO II: nessa variação, enquanto o limite inferior para o total de números é 20 (vinte), o limite superior é de 40 (quarenta) números.

VARIAÇÃO III: nessa variação, enquanto o limite inferior para o total de números é 40 (quarenta), o limite superior é de 60 (sessenta) números.

OBSERVAÇÃO: Para o processo de aplicação das variações disponíveis em um ambientes escolares, a escolha entre aplicá-las de modo sistemático, isoladamente ou combinadas a outras atividades é uma decisão exclusiva do professor ou da professora, que somente pode ser tomada mediante ao contexto de uma sala de aula.

 

 


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