Projeto ZK - Informática & Educação

Micromundo hipertextual: Recortar, copiar e colar

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS ASPECTOS TEÓRICOS
 

Orientações Técnicas


GUIA PRINCIPAL DE NAVEGAÇÃO

Permite o acesso aos tópicos disponíveis no objeto de aprendizagem, os quais estão apresentados na figura à acima. Para acessar esses tópicos clique, após posicionar a seta do mouse, sobre o título de interesse.

O tópico Apresentação oferece informações inerentes ao processo de construção e funcionamento do material.

Os demais tópicos oferecem o material a ser explorado pedagogicamente.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Este micromundo hipertextual tem por objetivo central oferecer aos estudantes do último ciclo do ensino fundamental (7ª e 8ª séries) um ambiente para a sistematização de idéias matemáticas referentes ao conceito de isometria, isto é, transformações geométricas que não alteram as dimensões originais da imagem. 

Para isso, este objeto de aprendizagem oferece dez temas e mais três conjuntos de atividades acondicionados da seguinte forma:

Imagens digitais Fazendo cópias Transformações geométricas Aplicações
Imagem no computador Cópias a mão Translação Construção de imagens
Cores e formas Cópias no computador Simetrias Ajuste de imagens
Primeiras atividades Primeiras atividades Rotação Animações por quadros
    Primeiras atividades  

Os temas dos tópicos IMAGENS DIGITAIS e FAZENDO CÓPIAS versam sobre as funções recortar, copiar e colar.

Os temas disponíveis no tópico TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS buscam tratar as funções arrastar, inverter e girar, a partir de uma perspectiva matemática.

Os conjuntos de atividades propostas, além de oferecer um ambiente para instrumentalização técnica do estudante, oferecem um ambiente para a exploração e aprendizagem de conceitos matemáticos.

Note-se que a realização das atividades requer a utilização de um editor gráfico do tipo paintbrush, ou seja, um programa gráfico simples que permita a manipulação de imagens com extensão bitmap (.bmp).

Finalmente, os temas disponíveis no tópico APLICAÇÕES visam oferecer a possibilidade para trabalhos complementares e/ou aprofundamento


GUIA SECUNDÁRIO DE NAVEGAÇÃO

São os ícones que oferecem acesso aos temas e/ou atividades de cada tópico.

Para acessar os temas e/ou atividades posicione a seta do mouse sobre o ícone e clique em seguida.


INSTRUÇÕES PARA DOWNLOAD DAS ATIVIDADES

As atividades propostas estão disponíveis no formato bitmap (extensão .bmp) para download.

Para fazer isso, nossa sugestão é a seguinte:

1- Antes de fazer o download, recomenda-se a criação de uma pasta ( ) para o recebimento do arquivo.

2- Em seguida, clique sobre o título desejado e siga as instruções de seu navegador para a transferência de um arquivo no formato *.zip ( ).

3- Clique sobre o arquivo *.zip ( ) para descompactá-lo. A descompactação irá gerar uma pasta ( ) de mesmo nome do arquivo *.zip. .

4- Para rodar o programa, abra a nova pasta gerada e clique sobre o arquivo *.bmp

SOLUÇÕES DAS ATIVIDADES PROPOSTAS

Este objeto de aprendizagem oferece sugestões e/ou soluções para as atividades propostas. Para visualizá-las clique sobre o ícone que está disponível ao final de cada lâmina com as atividades.


BUSCA PARA A INTERNET

Este objeto oferece também uma janela para buscas na internet, via google.

Para isso digite a palavra e/ou expressão na janela em cor azul. Em seguida, clique sobre o ícone localizado à direita da janela.

 

PROCURAR POR

 


OBSERVAÇÕES

Oferece orientações para download.
   
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