Projeto ZK - Informática & Educação

Micromundo hipertextual: Recortar, copiar e colar

ORIENTAÇÕES TÉCNICAS ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS ASPECTOS TEÓRICOS
 

Aspectos teóricos


O desenvolvimento deste objeto de aprendizagem toma por base dois conceitos:

O conceito de  micromundo, isto é, o de um um ambiente de aprendizagem interativa baseado no computador, onde os pré-requisitos estão embutidos no sistema e onde os aprendizes podem tornar-se ativos, arquitetos construtores de sua própria aprendizagem; e o conceito de hipertexto. Em linhas gerais, uma escritura eletrônica não-seqüencial e não-linear, que se bifurca e permite ao leitor o acesso a outros textos a partir de escolhas locais e sucessivas, em tempo real, as quais oferecem ao leitor condições de definir interativamente o fluxo de sua leitura a partir dos assuntos tratados, sem se prender a uma seqüência fixa ou tópicos por nós estabelecidos e que, por sua vez, busca fazer do leitor co-autor do texto final.

Daí a razão pela qual classificamos este objeto como um micromundo hipertextual.

REFERÊNCIAS INFOGRÁFICAS

PROJETO ZK: Informática educativa. http://www.projetozk.com

Biblioteca Científica LIFE. As Matemáticas.Rio de Janeiro: José Olympio, 1964.

BOLT, B. Actividades matemáticas (Coleção: O prazer da matemática V. 7.). Leonor de Oliveira. Portugal: Gradiva - Publicações Ltda, 1991.

BOLT, B. Mais actividades matemáticas (Coleção: O prazer da matemática V. 11.). Tradução: Luisa Carreira e Susana Carreira. Portugal: Gradiva - Publicações Ltda, 1992.

BOYER, C. A. História da Matemática. São Paulo: Edgar Blücher, 1974

EVES, H. Introdução à história da Matemática. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.  

GARDNER, M. Matemática magia e mistério. (Coleção: O prazer da matemática V. 8.). Tradução: Jorge Lima. Portugal: Gradiva - Publicações Ltda, 1991.   

GUZMÁN, M. Contos com contas (Coleção: O prazer da matemática V. 5.). Tradução: Jaime Carvalho e Silva. Portugal: Gradiva - Publicações Ltda, 1991.    

HOGBEN, L. Maravilhas da matemática: Influência e função da matemática nos conhecimentos humanos. Rio de Janeiro: Globo, 1956.    

KASNER, E. e NEWMAN, J. Matemática e Imaginação. Rio da Janeiro: Zahar, 1968.

STEWART, I. Jogos, conjuntos e matemática (Coleção: O prazer da matemática V. 15.). Tradução: José Luis Malaquias. Portugal: Gradiva - Publicações Ltda, 1994.



2010 © Copyright by: José Eduardo Ferreira da Silva

 
Creative Commons License
Projeto ZK - Informática & Educação by José Eduardo Ferreira da Silva is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Based on a work at
www.projetozk.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at
http://www.projetozk.com.