Projeto ZK: Informática educativa

Micromundo hipertextual: Números primos

 


NÚMEROS FIGURADOS


Com a concepção de que tudo eram números,os pitagóricos adotavam diferentes representações para os números. Por exemplo,

A FONTE

UNIDADE

Números fêmeas

Números machos

E, desse modo, procuraram estabelecer para os diferentes níveis da realidade a tábua de opostos fundamentais, tais como: unidade e multiplicidade, macho e fêmea, à esquerda e à direita (relativas ao movimento das "estrelas fixas" e "ao dos astros errantes"), etc.

2 + 3

casamento

Outro exemplo, era o fato do número cinco, na doutrina pitagórica, representar o casamento. Segundo a crença, o primeiro número primo formado pela reunião de um número fêmea com um número macho, representando assim a união fecunda.   

Outro aspecto importante, para os pitagóricos, eram as propriedades geométricas dos números, quando configurados através de suas mônadas correspondentes.

Com isso, descobriram, por exemplo, que dispostos geometricamente, os números ímpares formam sempre o quadrado, enquanto os números pares constituem sempre o retângulo.

Números pares

Números ímpares

Note-se que nessa perspectiva de representação, haviam também os números triangulares, pentagonais, hexagonais, etc.

Na figura acima os números triangulares em uma de suas configurações.

Em síntese, foi a partir dessas análises que os pitagóricos elaboraram sua concepção segundo a qual todas as coisas poderiam ser explicadas através das relações matemáticas.



 

Creative Commons License
O Texto: Números figurados by José Eduardo Ferreira da Silva is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at
www.projetozk.ufjf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at
http://www.projetozk.ufjf.br.